terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nova Saveiro - Efeito Tambor

Efeito Tambor - Até na capota marítima vendida como opcional é possível perceber a preocupação dos engenheiros em proteger a cabina dos ruídos: ela tem duas tiras internas de velcro que se prendem a uma das barras transversais para eliminar o efeito tambor causado pelo vento ao rodar em alta velocidade. Rodando a 100km/h, a medida resultou em uma redução de quase 3 decibéis, segundo a VW.

No breve contato que tivemos com a Nova Saveiro, ficou claro um acerto de suspensão mais para carro e menos para utilitário. O conjunto dianteiro é basicamente o do Gol, que por sua vez é o do novo Polo europeu. Trabalhará em parceria com um sistema traseiro completamente novo, concebido exclusivamente para a Saveiro. Kai Hohmann, gerente de desenvolvimento, diz: "O eixo traseiro, herdado do Golf, teve uma parte redesenhada para receber molas helicoidais tipo barril, de ação progressiva, num conceito muito parecido com o aplicado na van Caravelle. Os batentes são do Passat". As medidas, de acordo com Hohmann, visaram dar à Saveiro o melhor compromisso de rodagem vazia e com carga máxima, no asfalto e fora dele.

Na pista, a picape se mostrou confortável e com menos tendência a jogar a traseira que a geração anterior. A Trooper cedida para teste tinha todos os opcionais e isso incluía o ABS, que lhe garantiu frenagens tão boas quanto as do Gol testado em julho de 2008, mesmo pesando um pouco mais: 1035 kg contra 944 kg. Todas as versões serão equipadas com o mesmo motor 1.6 8V flex de 104/101 cv.

De novo, a Wolkswagen apresenta o carro e esconde seu preço, dificultando nossa tarefa de dizer se ele vale a pena ou não. Só nos resta, então, fazer uma estimativa. Vamos às apostas: 32000 reais a 1.6, 34500 a Trend e 39000 a Trooper, todas com cabine simples - para a estendida, some outros 2500 reais.

Renovada, a Saveiro 2010 sai em busca do tempo - e a liderança no segmento - perdido e parte para cima de Montana e Strada, as atuais best-sellers entre as picapes pequenas.

Fonte: Revista Quatro Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário