No fim dos anos 80, todo jovem queria uma Saveiro e, ao lado do Gol, ela ganhou fama de "carro de boy". Com o tempo, a moda esfriou, a concorrência cresceu, o Gol seguiu vendendo como pão quente e a picape entrou em ritmo de calmaria, deixou de ser vista como um modelo de passeio alternativo para o uso no dia-a-dia. A Volks quer resgatar o prestígio de altrora e lança, em Setembro, a Nova Saveiro, com cabines simples e estendida, baseada no Gol G5. Escolhemos a versão topo-de-linha, Trooper para apresentar a nova geração.
Na dianteira, surpresa zero - e nem poderia ser diferente: a Saveiro é idêntica ao Gol. Estão no perfil e na trazeira as grandes novidades. Diferente da geração anterior, que utilizava as pequenas portas do Gol quatro portas, a picape ganhou folhas maiores e exclusivas. Isso por ora, pois serão adotadas no novo Gol duas-portas, que deve estrear ainda este ano.
A Saveiro chega logo com três versões: 1.6 (sem sobrenome, como o Gol), Trend e Trooper. A primeira leva a simplicidade ao extremo e por isso será mais destinada ao uso comercial. Tem todas sem calotas e para-choques e grade "no plástico", sem pintura. A Trend é a intermediária, mas deve ser encarada como "básica-não-comercial" para evitar decepções. Traz diversos itens estéticos inexistentes na 1.6, como calotas, para-choques pintados, cromados no interior, grade na janela traseira, faróis de parábola dupla, santantônio, porta-objetos, tecido nos painéis de porta e acabamento plástico do freio de mão e nas laterais dos bancos. Parece muito, mas é o mínimo - ou menos que isso. Os "moderníssimos" brake-light, ar quente, alça de segurança no teto e temporizador do limpador de para-brisa estão na lista opcionais da Trend.
A Trooper já nasce com faróis e lanterna de neblina, direção hidráulica, computador de bordo, janela traseira corrediça e ajuste de altura e profundidade do volante. Roda de aço aro 15 com pneu 205/60 pintada de cinza-escuro, farol com máscara negra e adesivo preto na coluna B são exclusivos da topo-de-linha. Na tampa traseira, um adesivo com o nome Saveiro diferencia a Trooper da 1.6 e da Trend, nas quais a identificação é convencional, com letras cromadas.
A escolha entre a cabine simples e a estendida depende do uso. A primeira leva 108 litros e de bagagem atrás dos bancos e 924 na caçamba, enquanto a segunda divide o espaço em 300/734 litros. Ou seja, a extensão da cabine abriga um volume maior de bagagem que os 285 litros do porta-malas do Gol.
Na apresentação da Saveiro, Luiz Alberto Veiga, chefe de design da Volkswagen no Brasil, fez questão de ressaltar: "Simplicidade e antidecorismo nortearam o projeto. Não existe forma sem função, uma prática que sempre leva ao envelhecimento precoce do veículo". Não deu nome aos bois, mas estava se referindo à Fiat e suas Strada Trekking e Adventure. O santantônio, segundo Veiga, não está lá apenas por enfeite. "Além de servir como apoio de cargas longas, a peça deflete o ar de modo a melhorar a aerodinâmica e o conforto acústico", diz.
Na dianteira, surpresa zero - e nem poderia ser diferente: a Saveiro é idêntica ao Gol. Estão no perfil e na trazeira as grandes novidades. Diferente da geração anterior, que utilizava as pequenas portas do Gol quatro portas, a picape ganhou folhas maiores e exclusivas. Isso por ora, pois serão adotadas no novo Gol duas-portas, que deve estrear ainda este ano.
A Saveiro chega logo com três versões: 1.6 (sem sobrenome, como o Gol), Trend e Trooper. A primeira leva a simplicidade ao extremo e por isso será mais destinada ao uso comercial. Tem todas sem calotas e para-choques e grade "no plástico", sem pintura. A Trend é a intermediária, mas deve ser encarada como "básica-não-comercial" para evitar decepções. Traz diversos itens estéticos inexistentes na 1.6, como calotas, para-choques pintados, cromados no interior, grade na janela traseira, faróis de parábola dupla, santantônio, porta-objetos, tecido nos painéis de porta e acabamento plástico do freio de mão e nas laterais dos bancos. Parece muito, mas é o mínimo - ou menos que isso. Os "moderníssimos" brake-light, ar quente, alça de segurança no teto e temporizador do limpador de para-brisa estão na lista opcionais da Trend.
A Trooper já nasce com faróis e lanterna de neblina, direção hidráulica, computador de bordo, janela traseira corrediça e ajuste de altura e profundidade do volante. Roda de aço aro 15 com pneu 205/60 pintada de cinza-escuro, farol com máscara negra e adesivo preto na coluna B são exclusivos da topo-de-linha. Na tampa traseira, um adesivo com o nome Saveiro diferencia a Trooper da 1.6 e da Trend, nas quais a identificação é convencional, com letras cromadas.
A escolha entre a cabine simples e a estendida depende do uso. A primeira leva 108 litros e de bagagem atrás dos bancos e 924 na caçamba, enquanto a segunda divide o espaço em 300/734 litros. Ou seja, a extensão da cabine abriga um volume maior de bagagem que os 285 litros do porta-malas do Gol.
Na apresentação da Saveiro, Luiz Alberto Veiga, chefe de design da Volkswagen no Brasil, fez questão de ressaltar: "Simplicidade e antidecorismo nortearam o projeto. Não existe forma sem função, uma prática que sempre leva ao envelhecimento precoce do veículo". Não deu nome aos bois, mas estava se referindo à Fiat e suas Strada Trekking e Adventure. O santantônio, segundo Veiga, não está lá apenas por enfeite. "Além de servir como apoio de cargas longas, a peça deflete o ar de modo a melhorar a aerodinâmica e o conforto acústico", diz.
Fonte: Revista Quatro Rodas
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